O treinamento físico é baseado em princípios biológicos, como por exemplo o princípio da sobrecarga. A adaptação que acontece no organismo durante o treinamento físico é determinada pela natureza da sobrecarga, sua intensidade e seu volume. Adaptação é a elevação da capacidade funcional da pessoa devida à sobrecarga externa e/ou a um ajuste a uma dada condição ambiental, que é tanto física como psicológica, e deve ser vista como um processo (BARBANTI, 2010). Intensidade e volume são características da sobrecarga, e sobre isso é correto afirmar que:
a) o volume é um fator decisivo para o pico do rendimento. A velocidade de jogo, a velocidade da luta e a dificuldade da tarefa são formas de volume.
|
b) a intensidade caracteriza a sobrecarga em relação à quantidade. O número de repetições e o número de séries são fatores relacionados a intensidade.
|
c) o volume desenvolve a capacidade e o tempo do rendimento individual. O grau de esforço e a pausa/intervalo são fatores relacionados ao volume.
|
d) a intensidade desenvolve a capacidade de manter a sobrecarga. A duração de uma série e da sessão de treinamento são fatores relacionados a intensidade.
|
e) a intensidade caracteriza a sobrecarga em relação à qualidade e ao esforço. A velocidade, o peso na musculação e a frequência de movimentos são formas de intensidade.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.