A humanização pode ser compreendida como um valor em resposta aos aspectos técnico-científicos em saúde que privilegiam a objetividade, a generalidade, a causalidade e a especialização do saber. Com isso, em 2003, o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar passou por uma revisão e mudou o patamar de alcance da humanização dos hospitais para toda a rede do Sistema Único de Saúde por meio da Política Nacional de Humanização (PNH). Assim, acerca da humanização da atenção à saúde, é correto afirmar que:
a) os gestores e trabalhadores precisam estimular atitudes e práticas humanizadoras que inibam a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.
|
b) as decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva.
|
c) humanizar se traduz em mudanças que são construídas por uma pessoa ou grupo isolado, considerando a realidade local e respeitadas as vontades dos trabalhadores, pressupondo um momento certo na linha de tempo do cuidado.
|
d) democratizar as relações de trabalho e enfrentar situações referentes às condições de trabalho são temas sem relevância no processo de humanização da saúde, pois o mais importante é o usuário.
|
e) a PNH não faz qualquer menção à valorização do trabalhador, mesmo que este seja fundamental no modo de produção em saúde, gerando baixa adesão e até mesmo desconfiança por parte dos trabalhadores.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.