Sobre a relação entre o Serviço Social, saúde e a interdisciplinaridade, destacam as contribuições no processo de trabalho em saúde, pois o desenvolvimento da mesma pressupõe que cada uma das áreas exerça seu potencial de contribuição preservando a integralidade de seus métodos e conceitos e, nesse sentido, requer o respeito à autonomia e à criatividade de cada uma das profissões envolvidas, cujo relacionamento deve tender à horizontalidade". Para o desenvolvimento do trabalho nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA.
a) Manutenção do status quo das profissões biomédicas especializadas, uma vez que a maior demanda no SUS e nas políticas de saúde em geral é por especialização.
|
b) Penetração dos conceitos oriundos da acumulação flexível na saúde, pois devido à crise de gestão orçamentária do SUS, a eficácia e eficiência tendem a ser o carro chefe da gestão do trabalho.
|
c) Constituição de equipes de referência, pois possibilita o desenvolvimento de práticas pautadas no vínculo entre trabalhadores e usuários dos serviços de saúde, formulação de projetos terapêuticos, entre outros.
|
d) Fomento ao corporativismo, pois com princípio da livre concorrência haverá consequentemente o desdobramento do princípio da livre iniciativa, assim, trabalhadores tendem a somar esforços para resolver os problemas estruturais e conjunturais do SUS numa perspectiva de alcançar os princípios da universidade, equidade e integralidade na assistência à saúde.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.