A entrevista é a técnica que permite o acesso às representações mais pessoais dos sujeitos: história, conflitos, representações, crenças, sonhos, fantasmas, acontecimentos vividos, etc. Sobre as técnicas de entrevista em psicologia, é correto afirmar.
a) Há diferentes tipos de entrevistas, modos de conduzi-las e de interpretar os seus dados, de acordo com os diversos enfoques teóricos, em psicologia. A entrevista apresenta-se de acordo com a estrutura, podendo ser de três tipos: entrevista semidirigida, entrevista fechada e entrevista diretiva.
|
b) Na entrevista não diretiva, o paciente pode iniciar falando sobre o que escolher, sendo que o entrevistador intervém com os objetivos de buscar maiores esclarecimentos, clarear pontos obscuros ou confusos e ampliar informações.
|
c) Na entrevista diagnóstica o psicólogo fornece informações, faz críticas, elogios e sugestões ao paciente, além de interpretar o material que este lhe traz.
|
d) Ao pensar na estrutura da entrevista deve-se levar em consideração o problema exposto, assim como é importante associar a perspectiva histórica e uma abordagem dinâmica. Dependendo da problemática e da estrutura da personalidade do paciente, certas áreas e certos conflitos deverão ser mais explorados do que outros, concentrando-se em determinados pontos da vida do paciente que sejam potencialmente capazes de fornecer explicações para a emergência e o desenvolvimento do transtorno atual.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.