As angiospermas têm sido organizadas em sistemas de classificação variados. No último século, destacam-se os sistemas de classificação filogenéticos e, mais recentemente, baseados em dados do genoma. As monocotiledôneas constituem um grupo de plantas reconhecido desde o século XVIII e ainda considerado como um grupo consistente no APG (Angiosperm Phylogeny Group). As seguintes características estão presentes em todos os representantes das monocotiledôneas:
a) sementes com dois cotilédones; folhas curvinérveas; flores com arranjo floral predominantemente trímero; sistema vascular eustélico.
|
b) semente com um cotilédone; folhas com nervuras paralelas; flores com arranjo floral predominantemente pentâmeras; grãos de pólen panporado.
|
c) semente com um cotilédone; folhas com nervuras paralelas; flores com arranjo floral predominantemente trímero; sistema vascular atactostélico.
|
d) sementes com dois cotilédones; folhas peninérveas; flores com arranjo floral predominantemente tetrâmero; sistema vascular eustélico.
|
e) semente com um cotilédone; folhas com nervuras reticuladas; flores com arranjo floral predominantemente tetrâmero; sistema vascular atactostélico.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.