Nos dias atuais, várias instrumentações analíticas permitem detecção e/ou quantificação de diferentes sustâncias químicas, mesmo em pequenas concentrações. Portanto, a adequada eliminação dos resíduos nos materiais, equipamentos e instrumentos de laboratório é uma etapa crucial para a análise. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) Para a limpeza de buretas graduadas, deve-se esfregá-las vigorosamente com esponja e solução detergente concentrada. Em seguida, deve-se enxaguá-las com água corrente e secá-las em estufa a 200ºC.
|
b) Para a limpeza de vidrarias volumétricas, deve-se imergi-las poucos minutos em solução detergente morna. Em seguida, deve-se enxaguá-las com água corrente, enxaguá-las com água destilada (poucas vezes) e mantê-las invertidas na posição vertical, para secagem.
|
c) Para a remoção de resíduos de metais, como ouro ou prata, por exemplo, deve-se imergir a vidraria em solução detergente concentrada e morna por pelo menos 24 horas. Em seguida, deve-se enxaguá-la com água deionizada e secá-la em estufa a 200ºC.
|
d) Para a remoção de resíduos persistentes e desconhecidos, o mais indicado é imergir a vidraria em uma mistura oxidante de ácido sulfúrico diluído e dicromato. Em seguida, enxaguá-la em água corrente e mantê-la invertida na posição vertical, para secagem.
|
e) Para a remoção de resíduos biológicos, devem-se esfregar as vidrarias vigorosamente com esponja e sabão degermante. Em seguida, devem-se enxaguá-las com uma solução concentrada de álcool etílico 96% de ação microbicida e mantê-las invertidas na posição vertical, para secagem.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.