A medida precisa de volume é tão importante para um método analítico quanto a medida precisa da massa. Entretanto, medidas confiáveis de volume exigem uma série de cuidados no uso dos aparatos volumétricos. A respeito do uso adequado das pipetas volumétricas analise as sentenças, e em seguida, assinale a alternativa correta.
a) Na ausência de um dispositivo mais adequado para aspirar um líquido para o interior de uma pipeta de vidro (ex. bulbo de borracha conectado a um sistema de vácuo), deve-se aspirá-lo suavemente com a boca, tomando cuidado para não ingeri-lo.
|
b) Na medida de uma alíquota, um líquido deve ser aspirado até a marca da graduação escolhida. Nessa marca, o ponto de referência a ser observado é a porção superior do menisco formado na interface entre o líquido aspirado e a atmosfera; a observação deve ser a olho nu, contra a luz, em um ângulo de 45º (de cima para baixo).
|
c) Após o preenchimento de uma alíquota até a marca da graduação escolhida e seu esvaziamento, o líquido residual retido na ponta da pipeta deve ser completamente dispensado (soprado), para evitar incertezas nas medidas de volume.
|
d) Após o preenchimento de uma alíquota até a marca da graduação escolhida, antes da sua transferência para outro recipiente, deve-se tocar verticalmente a ponta da pipeta em uma superfície adsorvente por pelo menos 10 segundos, para remover qualquer líquido aderido ao exterior da pipeta e evitar incertezas nas medidas de volume.
|
e) A maioria dos dispositivos volumétricos, como as pipetas, são de vidro, material que tem pequeno coeficiente de expansão. Portanto, ao abrigar o líquido a ser medido nesses aparatos, a variação de volume para líquidos não orgânicos com a temperatura não é considerada na rotina de um laboratório, desde que adotada uma temperatura padrão.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.