José Paulo Netto (1996) investigou as condições histórico-sociais da emergência do Serviço Social no capitalismo monopolista. Assinale a alternativa correta quanto às evidências encontradas pelo autor nessa obra.
a) Analisou os caminhos e os descaminhos do Serviço Social no Brasil da modernidade, a partir de uma argumentação sobre os documentos de serviço social na sua estrutura interna e na sua vinculação com o processo sócio-histórico e político-ideológico vivido no “pós-1964”.
|
b) Estudou a identidade profissional atribuída e a alienação, o fetiche de práticas e consciência de classe do serviço social e suas relações com a sociedade capitalista na era dos monopólios, em que guarda sua origem e desenvolvimento.
|
c) Trata-se de um estudo marxista que analisa as políticas sociais como resultante das relações de produção perpassadas de contradições, no entrechoque das condições de reprodução social do sistema capitalista com o processo de luta de classe. O Estado, na era dos monopólios, opera na ótica de individualização dos problemas sociais.
|
d) Afirmou que a gênese histórico-social da profissão de Serviço Social não se esgota na “questão social”, mas envolve as peculiaridades da sociedade burguesa na fase de transição à idade dos monopólios, em que as funções políticas do Estado imbricam-se organicamente com suas funções econômicas, convertendo os problemas estruturais em problemas de ordem natural.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.