Assinale a alternativa correta que corresponde ao posicionamento teórico de Antunes e Alves (2005) quanto às principais determinações concretas da crise e das metamorfoses do mundo do trabalho no contexto da mundialização do capital.
a) Confirmam a tendência de ampliação do significado do mundo do trabalho contemporâneo com a diminuição significativa do trabalho infantil e escravo, que atingia mais de 60% da força de trabalho em diversos países avançados, e que tem sido absorvido pelo capital, preferencialmente no universo do trabalho part-time, qualificado e regulamentado.
|
b) Consideram o fim do proletariado, portanto defendem a ideia do descentramento da categoria “trabalho”, da perda de relevância do trabalho como elemento estruturante da sociedade, embora haja uma significativa expansão dos assalariados médios no setor de serviços, que incorporou parcelas significativas de trabalhadores expulsos do mundo produtivo industrial.
|
c) Com a retração do binômio taylorismo/fordismo, consideram que vem ocorrendo uma redução do proletariado industrial, fabril, tradicional, manual, estável e especializado, herdeiro da era da indústria verticalizada de tipo taylorista e fordista. Esse proletariado vem diminuindo com a reestruturação produtiva do capital, dando lugar a formas mais desregulamentadas de trabalho, reduzindo fortemente o conjunto de trabalhadores estáveis que se estruturavam por meio de empregos formais.
|
d) Afirmam a tendência que se caracteriza pela diminuição do novo proletariado fabril e de serviços, em escala mundial, presente nas diversas modalidades de trabalho precarizado. São os terceirizados, subcontratados, entre tantas outras formas assemelhadas, que se restringem em escala global.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.