A compreensão dos chamados “modelos explicativos" é fundamental para entender as proximidades e disparidades entre as concepções de saúde, doença e cuidado que temos atualmente. Dessa forma, diferentes maneiras de organizar e ofertar ações de cuidado em saúde se baseiam, também, em diferentes perspectivas do que vem a ser a saúde, a doença e o cuidado em si. (OLIVEIRA, 2009).
Em relação aos modelos explicativos do processo saúde-doença, é correto afirmar que
a) no modelo empírico-racional, a noção de saúde está relacionada à busca do equilíbrio do corpo com os elementos internos e externos.
|
b) o modelo sistêmico parte de uma perspectiva biologicista para ratificar a visão unidimensional e fragmentária do modelo biomédico.
|
c) o modelo biomédico é predominante atualmente, tendo como foco a explicação da doença e partindo de uma visão fragmentária e mecanicista do corpo.
|
d) o modelo mágico-religioso predomina na atualidade e concebe que o adoecimento pode resultar de elementos naturais ou mesmo ter causas espirituais.
|
e) o modelo holístico se relaciona à Teoria dos Humores, na qual os elementos água, terra, fogo e ar estão subjacentes à explicação sobre a saúde e a doença.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.