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Comentários / TRT - 17.ª Região - Analista Judiciário - Administrativa - CESPE - UnB - 2009 - Prova Objetiva


Escravidão e sociabilidade capitalista: um ensaio sobre inércia social

1   No novo mundo e em especial no Brasil, onde a
escravidão foi particularmente cruenta e predatória, o senhor
podia tomar qualquer decisão quanto à vida de seu escravo,
4   conforme seu arbítrio. Se considerasse que um escravo o
ameaçava, podia mandar cortar seus pés, cegá-lo, supliciá-lo
com chibatadas ou matá-lo. A relação senhor/escravo não era
7   um pacto: o senhor não estava obrigado a preservar a vida de
seu escravo individual; muito ao contrário, sua liberdade de
tirar a vida daquele que coisificara definia sua posição de
10  senhor, tanto mais quanto o fluxo de escravos no mercado
lhe permitia repor o plantel sem maiores restrições.
A escravidão longeva acabou por abstrair o rosto do escravo,
13  despersonalizando-o e coisificando-o de maneira reiterada
e permanente. Ao final, restava apenas a sua cor,
definitivamente associada ao trabalho pesado e degradante.
16  A imagem do trabalho e do trabalhador consolidada ao
longo da escravidão fez-se, portanto, da sobreposição
de hierarquias sociais de cor, de status social associado
19  à propriedade e de dominação material e simbólica, em uma
mescla de sentidos que convergiram para a percepção do
trabalho manual como algo degradado. Dizendo-o de modo
22  mais enfático, a ética do trabalho oriunda da escravidão foi
uma ética de desvalorização do trabalho, e seu resgate do
ressaibo da impureza e da degradação levaria ainda muitas
25  décadas. Esse quadro de inércia estrutural configurou o
ambiente em que se teceu a sociabilidade capitalista no país.

Adalberto Cardoso. Escravidão e sociabilidade capitalista: um ensaio sobre inércia social.

In: Novos estudos - CEBRAP. São Paulo: UNESP, n.80, mar./ 2008, p. 25 (com adaptações).

Acerca dos sentidos e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue o(s) item(ns) que se segue(m).

Questão:

A significação do vocábulo “coisificara” (L.9) remete ao processo de despersonalização do negro transformado em mercadoria pela escravidão.

Resposta correta
Certa.
Resposta errada
Errada.

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