Os acidentes e as doenças decorrentes do trabalho são causas de uma quantidade relevante de pessoas prematuramente mortas ou incapacitadas. Considerando tal fato, torna-se imprescindível investigar o ambiente de trabalho para conhecer os riscos a que estão expostos os trabalhadores. Sobre a classificação dos riscos, podem ser classificados como riscos físicos ambientais aqueles
a) associados ao contato do homem com vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos e outras espécies de micro-organismos.
|
b) que são representados por fatores ou agentes existentes no ambiente de trabalho que podem afetar a saúde dos trabalhadores, como: ruídos, vibrações, radiações (ionizantes e não ionizantes), frio, calor, pressões anormais e umidade.
|
c) que são identificados pelo grande número de substâncias que podem contaminar o ambiente de trabalho e provocar danos à integridade física e mental dos trabalhadores, a exemplo de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, substâncias, compostos ou outros produtos químicos.
|
d) ligados à execução de tarefas, à organização e às relações de trabalho, ao esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, mobiliário inadequado, posturas incorretas, controle rígido de tempo para produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade e situações causadoras de estresse.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.