A integração do Brasil à ordem econômica mundial, nos anos iniciais da década de 1990, se dá sob os imperativos do capital financeiro e do neoliberalismo, responsáveis pela redefinição das estratégias de acumulação e pela reforma do Estado, que para Mota (CFESS/ ABEPSS, 2009) se traduz
a) em ações pontuais por parte do Estado e dos países centrais, numa ação sociorreguladora do mercado, na pulverização dos meios de atendimento à população e nas estratégias de coerção exercida pelos países centrais.
|
b) na acumulação por espoliação dos mercados, na agudização da questão social e na sociabilidade contida em um modo de produção que transforma tudo em mercadorias.
|
c) em medidas de ajuste econômico e retração das políticas de proteção social, numa conjuntura de crescimento da pobreza, do desemprego e do enfraquecimento do movimento sindical.
|
d) na força de trabalho alienada, na sociabilidade contida em um modo de produção que transforma tudo em mercadorias e no processo social de produção apartado ou oposto à reprodução da vida social.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.