O crescimento do número de indústrias no país e as mudanças ocorridas na legislação específica dessa área que, de acordo com o número de trabalhadores das empresas, passou a exigir a presença do enfermeiro do trabalho, levou ao aumento da demanda pela enfermagem em saúde ocupacional. Dentre as atividades deste profissional, destacam-se como atribuições técnicas elaborar um plano de assistência de enfermagem a ser prestada pela equipe de enfermagem do trabalho para a proteção, recuperação, preservação e reabilitação da saúde do trabalhador, bem como
a) supervisionar e avaliar o funcionamento do processo de trabalho em enfermagem e supervisionar a equipe de enfermagem do trabalho.
|
b) planejar, organizar e executar atividades em conjunto com outros profissionais do Serviço Médico Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (Sesmet).
|
c) desenvolver estratégias de educação em saúde do trabalhador com base na problematização dos riscos ocupacionais e nos dados de morbidade e saúde ocupacional.
|
d) organizar prontuários e registros dos funcionários, bem como documentos da empresa ligados, dentre outros, ao Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (Pcmso).
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.