A Leishmaniose Tegumentar é uma doença parasitária da pele e das mucosas, de caráter pleomórfico, causada por protozoários do gênero Leishmania, por meio da picada de insetos flebotomíneos do gênero Lutzomya. Essa doença é também conhecida como
a) nariz de tapir e os principais agentes etiológicos no Brasil são Leishmania chagasi braziliensis, Leishmania amazonensis e Leishmania Viannia guyanensis francesa. Os reservatórios conhecidos são os masurpiais, a preguiça, o cão, os jumentos, os cavalos e os primatas não humanos.
|
b) ferida brava, os agentes etiológicos no Brasil são Leishmania Viannia venezuelana, Leishmania Leishmania amazonensis e Leishmania Viannia guyanensis. Os reservatórios conhecidos são os masurpiais, a preguiça, o tamanduá, os equinos, as mulas e o homem.
|
c) úlcera de Bauru e os principais agentes etiológicos no Brasil são Leishmania Viannia braziliensis, Leishmania leishmania amazonensis e Leishmania Viannia guyanensis. Os reservatórios conhecidos são os masurpiais, os roedores, a preguiça, o tamanduá, o cão, os equinos, as mulas e o homem.
|
d) botão do oriente e os principais agentes etiológicos no Brasil são Leishmania Viannia braziliensis, Leishmania leishmania amazonensis e Leishmania Viannia guyanensis. Os reservatórios conhecidos são os masurpiais, os roedores, a preguiça, o tamanduá, o cão, os equinos, as mulas e os primatas não humanos.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.