No SUS, a estratégia de promoção da saúde é retomada como uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo saúde/doença no Brasil e contribui na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde.
Com base na Política Nacional de Promoção da Saúde (2014), é correto afirmar que
a) as ações de promoção da saúde são pautadas na concepção de saúde como uma produção individual, estando atreladas, portanto, à mudança de comportamento dos indivíduos e à adoção de hábitos de vida saudáveis.
|
b) a promoção da saúde foi uma estratégia elaborada com o objetivo de reduzir custos para o sistema de saúde brasileiro no curto prazo, não incidindo de forma duradoura no combate às iniquidades em saúde no Brasil.
|
c) a construção de ações de promoção da saúde depende da discussão e da produção intersetorial de saberes, ou seja, entre os serviços de saúde dos níveis primário, secundário e terciário.
|
d) o estímulo à adoção de modos de viver não violentos e o desenvolvimento de uma cultura de paz no Brasil podem ser considerados ações de promoção da saúde.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.