A Proteção Florestal é o ramo da silvicultura que trata das atividades que visam proteger as florestas contra diversos agentes causadores de danos. Sobre a Proteção Florestal e os diversos controles de pragas e doenças florestais, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A formação de povoamentos florestais mistos consistem em uma técnica preventiva ao surgimento de pragas, adotada com base no princípio da ecologia, em que quanto maior o número de espécies em um local, maior será o equilíbrio biológico entre elas. Um reflorestamento de espécies mistas apresentará menos problemas com pragas do que um reflorestamento com poucas espécies ou, até mesmo, uma única espécie florestal.
|
b) Os métodos de controle direto de pragas fundamentam-se em medidas supressivas, ou seja, de ação rápido na diminuição das populações de insetos e devem ser adotados quando as medidas de controle indireto preventivas não surtirem efeitos.
|
c) O Serviço Quarentenário prestado em portos, aeroportos e fronteiras com objetivos de evitar a entrada e saída de vegetais com insetos nocivos ou mesmo transportes nocivos (pragas quarentenárias), é um exemplo de controle direto ou curativo de insetos.
|
d) A aração do solo, destruição de restos de cultura, poda, adubação e irrigação podem ser consideradas métodos silviculturais diretos de controle de pragas florestais.
|
e) O uso de fogo, mesmo que na sua forma controlada, para controle de pragas florestais foi expressamente proibido pelo Código Florestal, Lei 12.651/2012, devido ao potencial destrutivo das formas florestais.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.