As misturas asfálticas a quente podem ser subdivididas pela graduação dos agregados e fíler. Considere as descrições dos três tipos mais usuais de misturas asfálticas a quente.
Graduação_______________: curva granulométrica contínua e bem graduada deforma a proporcionar um esqueleto mineral com poucos vazios, visto que os agregados de dimensões menores preenchem os vazios dos maiores. Exemplo: concreto asfáltico (CA).
Graduação_______________: curva granulométrica uniforme com agregados quase exclusivamente de um mesmo tamanho, de forma a proporcionar um esqueleto mineral com muitos vazios interconectados, com insuficiência de material fino (menor que 0,075 mm) para preencher os vazios entre as partículas maiores, com o objetivo de tornar a mistura com elevado volume de vazios com are, portanto, drenante, possibilitando a percolação de água no interior da mistura asfáltica. Exemplo: mistura asfáltica drenante, conhecida no Brasil por camada porosa de atrito (CPA).
Graduação_______________ : curva granulométrica com proporcionamento dos grãos de maiores dimensões em quantidade dominante em relação aos grãos de dimensões intermediárias, completados por certa quantidade de finos, com o objetivo de tornar o esqueleto mineral mais resistente à deformação permanente com maior número de contatos entre os agregados graúdos. Exemplo: matriz pétrea asfáltica (stone matrix asphalt - SMA).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
a) aberta - densa - descontínua
|
b) descontínua - densa - aberta
|
c) descontínua - aberta - densa
|
d) densa - aberta - descontínua
|
e) densa - descontínua - aberta
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.