Lemos no início da narrativa que, “Misael tirou Maria Elvira da vida”, e, no final:”Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros”. Levando em conta as expressões retiradas do texto é CORRETO afirmar:
a) Há uma ironia entre a expressão inicial e a ação final de Misael. Isso porque, no final da narrativa, a expressão ganha, na ação de Misael, um sentido literal. Há, ainda, uma simbologia irônica entre a Rua da Constituição, onde Maria Elvira foi morta, e o respeito aos direitos humanos.
|
b) Há uma ironia nos traços físicos descritos, pois o escritor revela sua preocupação com as mazelas sociais, na narrativa cercada de realismo. O contraste entre os personagens o modo de ser e agir, o cenário que serve de pano de fundo para os acontecimentos são as marcas do discurso do autor.
|
c) Há uma ironia na descrição dos locais onde o casal morou. Isso, porque, o escritor Manuel Bandeira pauta sua narrativa em elementos do cotidiano, trazendo em Tragédia Brasileira além de reflexões sobre como a vida é passageira, traz ainda, uma profunda reflexão acerca da morte.
|
d) Nenhuma das alternativas.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.