1 Na ciência moderna, a ruptura epistemológica
2 simboliza o salto qualitativo do conhecimento do senso comum
3 para o conhecimento científico; no conhecimento-emancipação,
4 esse salto qualitativo deve ser complementado por um outro,
5 igualmente importante, do conhecimento científico para o
6 conhecimento do senso comum. A ciência moderna
7 ensinou-nos a rejeitar o senso comum conservador, o que em
8 si é positivo, mas insuficiente. Para o conhecimentoemancipação,
9 esse conhecimento é experienciado como uma
10 carência, a falta de um novo senso comum emancipatório.
11 O conhecimento-emancipação só se constitui como tal na
12 medida em que se converte em senso comum. Só assim será
13 uma ciência transparente que fará justiça ao desejo de
14 Nietzsche quando diz que "todo o comércio entre os homens
15 visa que cada um possa ler na alma do outro, sendo a
16 linguagem comum a expressão sonora dessa alma comum".
17 O conhecimento-emancipação, ao tornar-se senso comum, não
18 despreza o conhecimento que produz tecnologia, mas entende
19 que tal como o conhecimento deve traduzir-se em
20 autoconhecimento, o desenvolvimento tecnológico deve
21 traduzir-se em sabedoria de vida.
Boaventura de Sousa Santos. A crítica da
razão indolente, p. 108-109 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue o(s) item(ns) que se segue(m).
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