Texto I
1 [...] sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e ser for capaz de provê-lo, um bom presidente, quer tenha a direção de um coro, 4 uma família, uma cidade ou um exército. Não é também uma tarefa punir os maus e honrar os bons? Portanto, Nicomaquides, não desprezeis homens hábeis em administrar seus haveres; 7 pois os afazeres privados difere dos públicos somente em magnitude; em outros aspectos, são similares, mas o que mais se deve observar é que nenhum deles pode ser gerido sem 10 homens, nem os afazeres privados são geridos por uma espécie de homem e os públicos por outra: pois aqueles que conduzem os negócios públicos não utilizam homens de natureza 13 diferentes daqueles empregados pelos que gerem negócios privados; e os que sabem empregá-los conduzem tanto os negócios públicos quanto os privados, judiciosamente, 16 enquanto aqueles que não sabem errarão na administração de ambos.
(Sócrates, 470 a.C. – 399 a.C.), citado por CHIAVENATO (1997, p.50-1).
Julgue os itens a seguir acerca do texto:
I. Em “pois os afazeres privados difere dos públicos somente em magnitude” (linhas 7 e 8) há um problema de concordância, pois o verbo deveria concordar com seu sujeito que está posposto ao verbo.
II. Em “gerem negócios privados; e os que sabem empregá- los” (linhas 13 e 14) o ponto e vírgula foi empregado porque a conjunção “e” foi utilizada inadequadamente em uma enumeração.
III. O vocábulo “Nicomaquides” (linha 5) exerce função de aposto.
IV. O vocábulo “ambos” (linha 17) é um elemento anafórico que retoma os tipos de negócios mencionados em “conduzem tanto os negócios públicos quanto os privados, judiciosamente,” (linhas 14 e 15).
A quantidade de itens certos é igual a:
a)
1. |
b)
2. |
c)
3. |
d)
4. |
I.errada.o sujeito está anteposto
II.errada.a conjunção está correta, e o ponto-virgula é utilizado para separar duas orações coordenadas
III.errada. função de vocativo.
IV.correta. AMBOS retoma "negocios publicos quanto os privados"
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.