1 É evidente que vivemos em um momento prodigioso
2 da técnica, com transformações profundas das noções de espaço
3 e tempo; mas a política do espírito não acompanha esse
4 alargamento do mundo: pelo contrário, vemos dominar no
5 homem o encolhimento das fronteiras éticas e o esquecimento
6 de algumas ideias essenciais que fundam o humanismo. Nada
7 vemos de semelhante ao que aconteceu, no plano das ideias, em
8 outro momento de grandes transformações da técnica e também
9 de grandes descobertas — o século XVI —, com o
10 renascimento de um mundo esquecido e das doutrinas dos
11 velhos filósofos da Grécia e do Oriente, e, com elas, a crítica e
12 a dissolução de antigas crenças que davam ao homem
13 “a certeza do saber e a segurança da ação”. Na época dos
14 descobrimentos, dos Renascimentos, das incertezas, o espaço
15 tornou-se uma pluralidade de espaços; o tempo, uma
16 pluralidade de tempos. Hoje, quando predominam as
17 estatísticas como definidoras e reguladoras da vida social e
18 política, as verdades matemáticas são inquestionáveis, até
19 mesmo nos sonhos. Espaço e tempo tornam-se unidades
20 sistematizadas. Portanto, esta concepção engendra e é, ao
21 mesmo tempo, engendrada pela ideia de sistema, que é a plena
22 realização da racionalidade contemporânea.
Adauto Novaes. Sobre tempo e história.
In: Adauto
Novaes (Org.). Tempo e história. São Paulo: Companhia
das Letras,p.14-5(com adaptações)
Assinale a opção correta a respeito do uso das expressões na organização dos argumentos no texto:
a)
No desenvolvimento da argumentação, a expressão esse alargamento (l.3-4) representa uma visão positiva de mundo, em oposição a encolhimento das fronteiras (l.5), que remete à visão negativa de um mundo esquecido (l.10). |
b)
A argumentação do texto ressalta como a falta de atenção ao plano das ideias (l.7), no século XVI, resultou em uma lacuna tecnológica que o século XXI não deve repetir. |
c)
A expressão outro momento (l.8) associa a época dos descobrimentos, dos Renascimentos (l.13-14) ao atual momento prodigioso da técnica (l.1-2) pela ideia de grandes e profundas transformações. |
d)
Por meio da expressão esta concepção (l.20), resume-se, no texto, a ideia de espaços e tempos pluralizados, diversificados, multiplicados e regulados pela técnica. |
e)
Infere-se que a ideia de sistema (l.21) que sustenta a argumentação do texto representa uma herança clássica dos velhos filósofos da Grécia e do Oriente (l.11). |
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