1 A tecnologia passou a dominar não apenas o
2 comércio, as cidades, a vida cotidiana e a intimidade do
3 homem, mas foi além: transformou-se na linguagem do mundo
4 contemporâneo, nossa mediação universal. Como sistema
5 universal, a História — da mesma maneira que as ciências, as
6 artes e a política — é vista da mesma perspectiva, isto é, por
7 meio de um conjunto de regras de conhecimentos, geralmente
8 quantificados, que valem de forma diferenciada para todas as
9 dimensões do real.
10 É impossível despojar o mundo das suas
11 ambiguidades, paradoxos e enigmas, e dominá-lo plenamente
12 por meio da racionalidade técnica e de forma sistemática. Em
13 vez de habitar o mundo, acolhê-lo, viver no meio dos
14 acontecimentos, o homem moderno tem a pretensão de
15 dominá-lo pela técnica. Mas ele não se dá conta de que essa
16 pretensão é o que o transforma no escravo moderno: dominado
17 por causas exteriores, o homem perde a prudência e age como
18 qualquer ser passional, isto é, tudo o que ele faz só faz porque
19 é levado pelos acontecimentos.
Idem, ibidem (com adaptações)
Assinale a opção que expressa a tese, a ideia central do texto:
a)
Ao se transformar na linguagem do mundo contemporâneo (l.3-4), a tecnologia pode fazer do homem um escravo moderno (l.16). |
b)
A História é considerada um sistema, da mesma maneira que as ciências, as artes e a política (l.5-6), quando usa um conjunto de regras de conhecimentos (l.7) para interpretar o real. |
c)
Apenas a racionalidade técnica e o conhecimento sistematizado constituem uma perspectiva científica capaz de interpretar as ambiguidades, paradoxos e enigmas (l.11) do mundo. |
d)
Com o objetivo de viver os acontecimentos, o homem estabelece um conjunto de regras de conhecimentos, geralmente quantificados (l.7-8) para criar tecnologia. |
e)
Os acontecimentos é que direcionam o comportamento humano, seja pela racionalidade técnica, seja pela ação passional, pois o homem é dominado por causas exteriores (l.16-17). |
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