Em 2011, os arquitetos Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilatta realizaram uma intervenção no espaço vazio gerado pela demolição do Teatro La Lira, situado no bairro histórico de Ripoll, em Girona, na Espanha. Segundo esses arquitetos, o objetivo da proposta foi possibilitar a reapropriação do lugar a partir de uma praça coberta, sem perder o espírito do teatro. Transformada em uma varanda sobre o rio, a praça se abre para o outro lado do canal, proporcionando uma continuidade aos fluxos da cidade historicamente industrial.
A imagem a seguir mostra a intervenção vista do rio; o desenho indica a sua implantação.
Confrontando as imagens do projeto, o discurso de seus autores e o entendimento de área histórica segundo a Recomendação de Nairobi, avalie as afirmações a seguir.
I. A introdução de elementos arquitetônicos contemporâneos em áreas históricas deve ser desencorajada, porque cada pormenor pode contribuir para o empobrecimento do conjunto arquitetônico e de seu valor histórico e simbólico.
II. A obra é coerente com a Recomendação de Nairobi, pois, mesmo mantendo o vazio da demolição do Teatro La Lira, justapõe ao ambiente histórico, recompõe a continuidade do conjunto de edificações e mantém as características de um espaço público.
III. A intervenção deveria recompor a continuidade do conjunto de edificações históricas com a reconstrução do Teatro La Lira.
IV. Na intervenção, a utilização do aço corten contrasta com o padrão construtivo da arquitetura tradicional do entorno e distingue o novo do antigo, qualificando a preservação do patrimônio.
É correto apenas o que se afirma em
a) I.
|
b) IV.
|
c) I e III.
|
d) II e III.
|
e) II e IV.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.