A compatibilização de projetos é fundamental para se evitarem erros devido a interferências entre diferentes especialidades e se minimizar o retrabalho, reduzindo-se prazos de projeto e execução, bem como desperdícios e custos. É, também, um dos maiores desafios enfrentados no dia a dia dos escritórios de arquitetura e das empresas construtoras. Na compatibilização, projetos de diferentes especialidades são sobrepostos de modo que as interferências entre eles sejam detectadas pelo coordenador de projeto e, assim, resolvidas antes de os projetos serem encaminhados à obra.
Na imagem a seguir, que apresenta a visão tridimensional gerada em software de uma parte de projeto de edificação, observa-se um caso típico de conflito entre projetos, marcado pelas elipses, onde nota-se que as instalações hidrossanitárias atravessam as vigas da estrutura, o que impossibilita a execução do referido projeto.
Com base nas informações e na imagem apresentadas, assinale a opção correta.
a) A modelagem tridimensional apresenta falhas e deve ser refeita, de modo a se evitar o conflito entre estrutura e instalações.
|
b) O projeto arquitetônico deve ser alterado, adotando-se uma nova altura do forro, abaixo das instalações.
|
c) A visualização da integração entre os projetos no software auxilia a detecção prévia de conflito e a identificação de potenciais problemas.
|
d) O software adotado para projetar as instalações hidrossanitárias não atende à norma, que estabelece altura máxima para as tubulações.
|
e) O projeto de instalações deve ser enviado à obra, para que sejam realizados os cortes nas vigas para a passagem das tubulações.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.