As cidades são lugares dinâmicos com diversas atividades econômicas, tanto industriais como comerciais. Trocas materiais (mercadorias, fluxo de pessoas etc.) e imateriais(fluxo de informações) ocorrem entre as cidades, o que forma a rede urbana, na qual cada cidade tem um poder diferente de influência. De acordo com sua importância econômica e política, e com a oferta de equipamentos públicos e serviços para a população, a cidade ocupa uma posição na hierarquia urbana.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um estudo denominado Rede de Influência de Cidades, que mostra como estão estruturadas a hierarquia e a rede urbana brasileiras. A imagem a seguir representa parte do mapa da estrutura da hierarquia urbana e das redes de influência das cidades.
A partir do texto e do mapa apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. As metrópoles nacionais possuem influência que gira em torno da escala regional, geralmente municípios circunvizinhos.
II. As grandes metrópoles nacionais possuem como característica oferecer bens e serviços que não são encontrados nos outros aglomerados urbanos.
III. As metrópoles costumam agregar, no entorno, duas ou mais cidades, o que, quase sempre, caracteriza o processo de conurbação.
É correto o que se afirma em
a) I apenas.
|
b) III, apenas.
|
c) I e II, apenas.
|
d) II e III, apenas.
|
e) I, II e III.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.