O ensino de Geografia é apontado por muitos autores como algo fundamental, pois é por meio dela que as novas gerações podem acompanhar e compreender as transformações do mundo. A Geografia, portanto, deve proporcionar aos alunos a possibilidade de construir conceitos que o possibilitem apreender o presente e pensar em seu futuro com responsabilidade. Não obstante essa visão ampla, a Geografia ainda é considerada por muitos como uma disciplina cujo principal objeto é a terra e suas representações cartográficas. O intuito de muitos autores, ao defenderem uma renovação de seu ensino, é demonstrar o quanto a Geografia não pode ser considerada uma disciplina apartada da realidade humana, da história e suas evoluções. A Geografia, pois, não pode ser apenas uma disciplina informativa, deve também ser uma disciplina formativa. Um professor que deseje contemplar essa visão ampla da geografia deverá, em sua aula, trabalhar com:
a) Os aspectos naturais e humanos do espaço geográfico de maneira abstrata, trabalhando por conceitos em cima de representações cartográficas.
|
b) Os aspectos naturais do espaço geográfico apenas, ampliando a compreensão dos alunos para a neutralidade da ação humana nesse cenário.
|
c) Os aspectos naturais e humanos do espaço geográfico, utilizando conceitos e conectando-os com a realidade concreta de seus alunos.
|
d) Os aspectos humanos do espaço geográfico, deixando de lado o aspecto natural por conta de sua completa autonomia em relação ao homem.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.