Na história do ensino de Arte no Brasil, ao longo dos anos 1920 e 1970, as escolas tinham por experiência no que diz respeito a esta modalidade de ensino, uma influência da estética modernista, tendo uma base nas tendências da Escola Nova. Considerado isso é possível afirmar que:
a) Essas práticas envolviam o respeito ao desenvolvimento natural da criança, às suas necessidades e valorizando suas variadas formas de expressão.
|
b) Passaram a adotar um modelo diretivo centralizado nos princípios de professor como detentor dos direcionamentos e limites da educação, além da prática constante baseada em modelos de fórmulas convencionais.
|
c) Tinham seus princípios baseados em um modelo libertário, que agora tratava a relação entre professor e aluno de forma democrática e horizontal, ou seja, o professor passava a ser um facilitador de conteúdos.
|
d) O aluno ainda não adquiriu o protagonismo necessário, porém nesse momento o respeito por suas sugestões, opiniões e princípios poderiam servir como auxílio ao desenvolvimento teórico por parte do professor.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.