“Os campos do conhecimento científico — Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química — têm por referência as teorias vigentes, que se apresentam como conjuntos de proposições e metodologias altamente estruturados e formalizados, muito distantes, portanto, do aluno em formação. Não se pode pretender que a estrutura das teorias científicas, em sua complexidade, seja a mesma que organiza o ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais no ensino fundamental." (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.)
Lido esse trecho é correto concluir que poderá ser suposta uma diferenciação quanto ao método científico e a metodologia do ensino de Ciências, pois:
a) O método científico por si só não poderá ser suficiente para que os alunos consigam assimilar as teorias científicas, sendo necessária uma metodologia de ensino que consiga transmitir todo o grau de complexidade e estruturação dos métodos científicos.
|
b) Os conteúdos apresentados no método científico poderão apresentar um grau de complexidade maior do que o aluno seria capaz de compreender, enquanto a metodologia do ensino de Ciências deverá cuidar para que tais conteúdos científicos passem a ser acessíveis no horizonte do aluno.
|
c) O método científico sempre será inacessível aos alunos do ensino do fundamental e do médio precisando ser substituído por uma metodologia voltada à pedagogia e ao ensino básico, desse modo surge a metodologia de ensino de Ciências.
|
d) Enquanto a metodologia científica cuida do ensino na ordem instrumental e prática, ou seja, através de modos empíricos e comprováveis, a metodologia de ensino de Ciências cuida de toda bagagem teórica necessária para a formação primária de um cientista.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.