A heterogeneidade dos agentes participantes do movimento praieiro, evidenciada pela diversidade de temas tratados no Manifesto ao mundo, atribuído a Borges da Fonseca, tem motivado diferentes interpretações. Sobre esse tema, assinale a opção correta.
a) Na perspectiva da História Política, a defesa do movimento praieiro por populares e grandes proprietários rurais indica a emergência de uma identidade nacional, cuja expressão mais visível era a superação das diferenças sociais e econômicas.
|
b) Na perspectiva da História Social, a participação popular na Revolução Praieira tem sido explicada, entre outros motivos, pela proposta de ampliação dos direitos de cidadania, ao defender a incorporação de homens pobres livres e libertos na sociedade política do Brasil Imperial.
|
c) Na perspectiva da História Política, o movimento praieiro motivou a suspensão dos conflitos no interior das elites regionais, articulando os interesses agrários e mercantis na província contra o governo central.
|
d) Na perspectiva da História Social, enfatiza-se a participação popular na Revolução Praieira como evidência da autonomia dos trabalhadores urbanos com relação às elites agrárias e mercantis.
|
e) Na perspectiva da História Política, o movimento teve um caráter elitista devido às intenções manifestadas pela oligarquia de substituir o governo central em Pernambuco.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.