A sociedade poderá produzir tanto coisas de valor cultural e social enquanto matéria palpável, do mesmo modo que a cultura serve como um patrimônio imaterial. Para que sua preservação seja efetiva, é necessário um esforço conjunto e individual da parte de todos da sociedade. Assim, fica ao encargo do Ensino e da Educação o papel de:
a) Apresentar ferramentas burocráticas que tornem eficientes para os meios científicos o estabelecimento de estudos e análises sistemáticas daquilo que especialistas de fato considerem importantes.
|
b) Auxiliar enquanto transmissora dos valores produzidos pela cultura nacional, seja por meios e institutos oficiais, assim como a produção folclórica e espontânea.
|
c) Contribuir na transmissão de um conjunto completo e complexo de definições sociais, políticas e culturais, enquanto ferramentas ideológicas para a manutenção dos valores e dos patrimônios nacionais.
|
d) Elaborar estudos historiográficos que se preocupem e contribuam para o cenário nacional enquanto instrumentos para a formatação de uma identidade nacional, conservadora e tradicional.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.