1 Toda a questão do conhecimento, como desejo de penetrar os fenômenos e dizer sua lógica, organização e seu funcionamento, pode ser pensada a 4 partir do que se deve denominar uma filosofia de superfície: aquela que se dedica a tratar crítica e analiticamente o mundo das superfícies. Há a confusão 7 a ser revista entre superfície e aparência. Enquanto a aparência é uma categoria metafísica, a superfície é muito mais uma categoria gnosiológica. Desse ponto de 10 vista, a superfície é aquilo que revela nossos valores e preconceitos ou que os esconde. Por isso, é possível associar a superfície ao superficial. O conceito de 13 aparência está intimamente conectado com o de superfície, mas é dele sutilmente diverso. Enquanto a aparência é um conceito em sentido estrito, pois não a 16 podemos entender sem a palavra que a representa, “superfície”, quase não é um conceito, dado seu caráter de realidade fisicamente tangível. Mais correto é dizer 19 que a superfície é um conceito limiar, diverso de um conceito puro, aquele que se estabelece a priori por estratégias puramente racionais. Não precisamos usar a 22 superfície para explicar o mundo, porque ela mesma é parte do mundo que exige explicação. Ela é um dado da realidade ao qual nos relacionamos. A superfície pode 25 ter uma aparência ou ser mais, a própria verdade.
Márcia Tiburi. Uma filosofia da superfície.
In: Cult, ano 11, p. 42 (com adaptações).
Assinale a opção incorreta a respeito da relação entre as estruturas linguísticas e as ideias do texto:
a)
Nas linhas de 1 a 3, o trecho "como desejo (...) funcionamento" tem a função de explicar ou definir como o "conhecimento" deve ser entendido no desenvolvimento do texto. |
b)
Nas linhas de 4 a 6, o trecho "que se (...) superfícies" identifica a função da "filosofia de superfície". |
c)
O trecho "pois não (...) representa, 'superfície' " (L.15-17) fornece uma justificativa para a existência de preconceitos. |
d)
O trecho "dado seu caráter de realidade fisicamente (...) tangível" (L.17-18) indica por que 'superfície' (L.17) não deve ser considerada um conceito puro. |
e)
Na linha 25, o trecho "a própria verdade" explicita o que seria "ser mais". |
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