O manejo da produção de suínos compreende todo o processo reprodutivo e produtivo do sistema, devendo ser conduzido com toda a atenção, pois dele depende o alcance de melhores índices produtivos e o retorno econômico da atividade. Em relação à produção comercial de suínos, analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.
a) A indução de partos é feita com a aplicação de prostaglandinas, associadas ou não com a aplicação de ocitócitos. A ocitocina por si só não é indutora de partos, porém pode aumentar a sincronização de partos em protocolos de indução que utilizem prostaglandinas.
|
b) A anemia ferropriva dos leitões lactentes pode ser prevenida através da aplicação intramuscular ou subcutânea de um composto orgânico de ferro, geralmente o ferro dextrano, na primeira semana de vida dos leitões.
|
c) As glândulas mamárias das porcas estão dispostas em três grupos: peitorais, abdominais e inguinais. As glândulas inguinais apresentam certas vantagens em relação às demais, como leite mais abundante, adocicado e gorduroso, e é por esta razão que os leitões dão preferência a estas glândulas.
|
d) As condições do ambiente interferem diretamente na produtividade dos suínos, devendo-se utilizar recursos naturais e artificiais para promover o conforto térmico e a manifestação da máxima produtividade durante todo o ano.
|
e) O vazio sanitário é o período que a instalação permanece desocupada (sem animais), após ser lavada e desinfetada, até a entrada de outro lote. Esse período reduz a transmissão de agentes patogênicos de um lote para o outro, melhorando a saúde geral e o desempenho dos sufnos.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.