A partir dos elementos discursivos presentes no contexto em análise, é correto afirmar que esse texto se caracteriza como
a) dissertativo-expositivo, porque a voz autoral desenvolve um assunto de forma objetiva, esclarecendo fatos considerados relevantes sobre a questão de que trata.
|
b) dissertativo-argumentativo, uma vez que o locutor faz a defesa de ideias voltadas para a temática sobre a qual discorre, valendo-se, para isso, do pensamento de outros enunciadores, com o objetivo de persuadir o interlocutor sobre seu ponto de vista.
|
c) descritivo, em virtude de o autor se deter na descrição comportamental do homem pós-moderno, deixando implícita uma relação de anterioridade e posterioridade, criando, por meio de palavras, a imagem do corpo social que o influencia.
|
d) narrativo, pois o narrador fala de situações em que o ser humano se deixa engendrar pelos frequentes bombardeios de estratégias de marketing e pela facilidade de crédito, mostrando as consequências desse seu envolvimento com a mídia.
|
e) preditivo, visto que o objetivo principal de quem transmite a mensagem é levar o receptor a crer em algo que ainda está para ocorrer, ou seja, o fim da chamada “sociedade de consumo”.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.