Mais da metade da população brasileira não tem rede de tratamento de esgoto. Na classificação do saneamento básico divulgada pelo Instituto Trata Brasil, cinco das seis cidades onde o problema é mais grave estão na região Norte ? Porto Velho, Macapá, Belém, Santarém ?, e a cidade que se encontra em pior situação é a segunda maior do Pará, Ananindeua.
Em Ananindeua, vivem mais de 470 mil pessoas. A maioria das residências possui fossa séptica, mas quem não tem esse recurso descarta os dejetos diretamente nos valões.
"Dá para perceber que o esgotamento sanitário não foi priorizado ao longo dos tempos. Não foi priorizado na parte do planejamento, na gestão e, principalmente, em investimento", declara José Almir Pereira, engenheiro sanitarista da Universidade Federal do Pará.
A prefeitura de Ananindeua alega que encontrou obras paradas da gestão anterior, mas garante que já retomou os serviços e vai investir R$ 170 milhões em projetos de saneamento.
Já Uberlândia é exemplo para o Brasil no tratamento de esgoto, pois 99% da cidade tem saneamento básico. O único esgoto que não é coletado é do setor de chácaras, porém todo mundo tem a responsabilidade de tratá-lo.
Fabiano Villela e Fernanda Vieira. Ananindeua, no Pará, tem
a pior rede de tratamento de esgoto do Brasil. In: Internet:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/> (com adaptações).
Julgue os itens subsequentes, referentes ao texto acima
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.