Os resíduos domiciliares eram considerados como de pequeno risco para o ambiente. Atualmente, seja pela introdução de novos produtos na vida moderna, seja pelo maior conhecimento dos impactos de determinados materiais no ambiente ou pela quantidade crescente dos mesmos, considera-se que os resíduos sólidos domiciliares representam uma ameaça à integridade do ambiente e contêm itens que podem ser classificados como perigosos. Por isso, pode-se afirmar que
a) pilhas e baterias, óleo de motor, tintas, pesticidas, solventes e produtos de limpeza são componentes comuns dos resíduos domiciliares e pequenas concentrações de tais resíduos têm efeitos potenciais deletérios à saúde humana e ao ambiente.
|
b) a determinação das características químicas e ambientais dos resíduos, da sua composição qualitativa e quantitativa é o ponto de partida para o projeto de um sistema adequado de gerenciamento.
|
c) os benefícios da reciclagem não são identificados pela população. Ao contrário do que acontece em países desenvolvidos, a coleta seletiva pode inviabilizar economicamente os custos materiais.
|
d) uma das políticas públicas estabelecidas pelo governo do Estado de São Paulo é até 2012 reduzir em até 30% os resíduos sólidos domésticos.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.