As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde - IRAS - consistem em eventos adversos, ainda, persistentes nos serviços de saúde. Sabe-se que a infecção leva à considerável elevação dos custos no cuidado do paciente, aumentando o tempo de internação, a morbidade e a mortalidade nos serviços de saúde do país. De acordo com a ANVISA (2013), as pneumonias relacionadas à assistência à saúde são responsáveis por 15% dessas infecções e aproximadamente 25% de todas as infecções adquiridas nas unidades de terapia intensiva - UTI -, cabendo a implementação de medidas preventivas desses agravos. Assinale a alternativa em que encontramos medidas específicas, fortemente recomendadas para a prevenção dessas pneumonias.
a) Higiene oral, com antissépticos (clorexidina veículo oral) e treinamento da equipe multiprofissional que presta assistência a pacientes em ventilação mecânica.
|
b) Manter os pacientes com a cabeceira elevada entre 30 e 45º, avaliando diariamente a sedação e diminuindo sempre que possível.
|
c) Higienização das mãos e aspiração da secreção acima do balonete (subglótica).
|
d) Manter os pacientes com a cabeceira elevada entre 30 e 45º e traqueostomia precoce, em substituição à intubação orotraqueal.
|
e) Administração preventiva de antibióticos intravenosos e troca de inaladores a cada 72 horas.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.