Texto para as próximas duas questões.
"Havia um importante serviço a ser feito e Todo Mundo estava certo de que Alguém o faria. Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém pensou nessa hipótese. Alguém reclamou porque o serviço era de Todo Mundo, mas Todo Mundo estava certo de que Qualquer Um o faria. Só que Ninguém poderia imaginar que Todo Mundo iria tirar o corpo fora. Por fim, Todo Mundo terminou culpando Alguém porque Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito." (José Albuquerque Gueiros).
Os verbos extraídos do texto (havia, estava, faria, pensou) estão conjugados respectivamente nos seguintes tempos verbais:
a) Pretérito imperfeito do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo, futuro do pretérito do indicativo, pretérito perfeito do indicativo.
|
b) Pretérito imperfeito do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo, futuro do pretérito do indicativo, pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
|
c) Pretérito perfeito do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo, futuro do subjuntivo, pretérito perfeito do indicativo.
|
d) Pretérito mais-que-perfeito do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo, imperativo afirmativo, pretérito perfeito do indicativo.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.