A armazenagem de grãos no Brasil tem papel fundamental na segurança alimentar e na regulação de preços, principalmente dos produtos que são utilizados diariamente pela população. O armazenamento adequado permite que haja oferta constante de grãos durante todo o ano. Para que permaneçam com a qualidade nutricional e a aparência adequada durante a armazenagem, os grãos normalmente passam por operação de secagem durante o pré-processamento. A secagem visa a remoção de água do produto agrícola, para que a umidade do grão e do ambiente onde será armazenado fiquem em equilíbrio.
Considerando a secagem natural de grãos em pré-colheita, avalie as afirmações a seguir.
I. A secagem natural é um processo que pode ocorrer mesmo antes da maturação fisiológica do grão, quando ainda apresenta um grande teor de umidade.
II. Na secagem natural, as plantas ficam expostas a intempéries e pragas, o que pode causar perdas quantitativas e qualitativas.
III. Na secagem natural, o campo permanece em uso por mais tempo, o que retarda a utilização da área para novos plantios.
IV. A baixa umidade dos grãos, decorrente da secagem natural, reduz a incidência de danos mecânicos aos grãos causados pela colheita mecanizada.
É correto o que se afirma em
a)
IV, apenas. |
b)
I e IV, apenas. |
c)
II e III, apenas. |
d)
I, II e III, apenas. |
e)
I, II,III e IV. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.