Uma criança com 6 meses de idade, com diagnóstico de mielomeningocele, apresentou, ao exame físico, paraparesia dos membros inferiores. A criança não permanece sedestação; em decúbito dorsal, mantém-se em postura de abandono; em decúbito ventral, apresenta capacidade de se posicionar sobre os cotovelos e elevar a cabeça por cerca de 5 segundos, não apresenta capacidade de locomoção nessa posição. Verificou-se que a criança é carregada no colo a maior parte do tempo, ou permanece na cama em decúbito dorsal.
Com base nessa situação, avalie as afirmações a seguir, acerca de orientações a serem dadas pelo fisioterapeuta à cuidadora da criança, para o atingimento de objetivos a curto prazo.
I. Quando a criança estiver em decúbito dorsal, deve ser colocada uma fralda em oito nos joelhos, para prevenir a rotação externa de quadril e evitar luxação ou subluxação de quadril.
II. Deve ser utilizado HKAFO (órtese quadril-joelho-tornozelo-pé) para colocar a criança em bipedestação e, assim, evitar desmineralização óssea.
III. A criança deve ser estimulada a acompanhar objetos com a cabeça, quando em decúbito ventral, para desenvolver controle da cervical e da cintura escapular.
IV. A criança deve ser estimulada a ficar sentada sem apoio, a pegar objetos acima da cabeça e a engatinhar, para ganho de controle de tronco.
É correto o que se afirma em
a)
II, apenas. |
b)
I e III, a penas. |
c)
II e IV, apenas. |
d)
I, III e IV, apenas. |
e)
I, II, III e IV. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.