A respeito das afecções que causam hipercalcemia em cães, avalie as afirmações a seguir.
I. O prognóstico de cães hipercalcêmicos depende da causa primária e da ocorrência de lesões definitivas nos órgãos afetados, principalmente rins e coração, tendo em vista que várias doenças associadas à hipercalcemia têm cura ou são possíveis de controlar mediante tratamentos a longo prazo.
II. O tCa é definido pela quantidade de cálcio ligado a proteínas plasmáticas, e a sua dosagem permite a avaliação de hipercalcemia/hipocalcemia.
III. O hiperparatireoidismo primano está associado ao aumento do cálcio sérico, e seu diagnóstico definitivo pode ser estabelecido quando as concentrações de paratormônio se encontrarem acima do limite de referência, associadas à hipercalcemia e função renal normal.
IV. A hipercalcemia secundária a neoplasias malignas pode estar associada a mecanismos fisiopatológicos distintos: a produção de fatores humorais pelo tumor, que constitui a síndrome paraneoplásica; a ocorrência de tumores ósseos primários; as metástases de tumores sólidos para os ossos; ou ainda as neoplasias malignas da medula óssea.
É correto apenas o que se afirma em
a)
I e II. |
b)
II e III. |
c)
III e IV. |
d)
I,II e IV. |
e)
I, III e IV. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.