A doença cardiovascular é caracterizada por amplo espectro clínico, que varia desde a doença aterosclerótica assintomática até quadros mais graves de infarto agudo do miocárdio. A avaliação do estado geral de saúde e a adoção de medidas preventivas aumentam a segurança clínica no atendimento odontológico.
Considerando que cardiopatas são pacientes diferenciados que necessitam de manejo clínico compatível com suas necessidades, avalie as afirmações a seguir.
I. No consultório odontológico, o controle da ansiedade pode ser realizado por via inalatória, com o uso de óxido nitroso e oxigênio, ou por via oral, por exemplo, com a administração de benzodiazepínicos de ação curta.
II. A administração de anestésicos associados a vasoconstritores adrenérgicos é indicada em pacientes com histórico de infarto agudo do miocárdio há menos de dois meses.
III. A prilocaína, utilizada como solução anestésica, promove analgesia e controle eficaz da hemorragia, mas é contra-indicada para pacientes hipertensos, mesmo em doses pequenas.
IV. As quantidades de epinefrina e norepinefrina liberadas endogenamente no caso de paciente estressado por um efeito anestésico insuficiente é significativamente maior que a concentração existente nos anestésicos em tubetes com epinefrina 1:100 000.
É correto apenas o que se afirma em
a)
I e II. |
b)
I e IV. |
c)
II e III. |
d)
I,III e IV. |
e)
II,III e IV. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.