Uma mulher com 80 anos de idade é portadora da Doença de Alzheimer em grau intermediário. O "esquecimento" fez com que ela abandonasse várias atividades do cotidiano. Sua condição piorou progressivamente, até que surgiram alucinações visuais e ideias delirantes, como ilusões de roubo. Atualmente, precisa de ajuda em todas as atividades, exceto na de alimentar. A família procurou o cirurgião-dentista por encaminhamento do geriatra. A idosa tem duas filhas casadas, que trabalham e se revezam nos cuidados à mãe. As imagens abaixo ilustram as condições clínicas encontradas.
Considerando o caso apresentado, avalie as afirmações a segui relativas às condutas a serem adotadas pelo cirurgião-dentista.
I. Encaminhar solicitação escrita ao médico geriatra de autorização para o início do tratamento da paciente, o qual envolverá raspagem dental, profilaxia profissional e orientação de higiene bucal.
II. Solicitar às filhas que aguardem na sala de espera, enquanto estiver orientando a paciente sobre condutas de higiene bucal e da prótese.
III. Comunicar-se com outros profissionais da saúde, para abordagem em conjunto, a fim de contornar questões relacionadas ao engajamento da família na prevenção das patologias bucodentárias da paciente.
IV. Orientar as filhas sobre técnicas de higiene bucal e da prótese dentária e solicitar à responsável legal pela paciente que assine o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido/Informado.
É correto apenas o que se afirma em
a)
I e II. |
b)
I e III. |
c)
III e IV. |
d)
I, II e IV. |
e)
II, III e IV. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.