Pacientes com 60 anos de idade ou mais, portadores de diabetes, participaram de um grupo de promoção do envelhecimento ativo e saudável realizado pela Unidade Básica de Saúde. Diante da proposta de cardápio apresentada pela nutricionista, manifestaram não ter condições de seguir a dieta com mais fibra, pois tinham dificuldades para mastigar e, na maioria das vezes, optavam por uma alimentação mais pastosa. Isso é justificado pelo fato do CPO-D médio para esta faixa etária no Brasil ser de 27,5, do qual o componente perdido representa 91,9% do total do índice, o que indica uma grande necessidade de próteses dentárias.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com o objetivo de atender à Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, que preconiza a atenção integral para essa população, a Equipe de Saúde Bucal deve confeccionar, na atenção básica, as próteses dentárias necessárias à reabilitação e à melhora da mastigação dos idosos, bem como, atuar em conjunto com os outros profissionais de saúde envolvidos na atenção à saúde do idoso.
PORQUE
II. Na atenção básica, devem ser incorporadas ações que promovam a melhoria da resolutividade da atenção à pessoa idosa com abordagem global, interdisciplinar e multidimensional, que levam em conta a interação entre os fatores físicos, psicológicos e sociais que influenciam a saúde do idoso.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
|
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
|
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
|
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
|
e) As asserções I e II são proposições falsas.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.