Nas discussões sobre o enfrentamento da questão social na contemporaneidade, assistentes sociais de diferentes espaços sócio-ocupacionais têm denunciado o fenômeno da judicialização da questão social associado à criminalização da pobreza, verdadeiro desafio que se apresenta à/ao profissional na luta pela garantia de direitos das/dos usuárias/os dos serviços públicos.
Considerando as possibilidades de atuação profissional, em consonância com o Projeto Ético-político do Serviço Social, assinale a opção correta.
a) A/O assistente social que detém informações sobre a realidade cotidiana das/dos usuárias/os dos serviços sociais, deve sistematizá-las com o objetivo de embasar a tese da judicialização da questão social, negando, sob quaisquer circunstâncias, o recurso ao Judiciário para a efetivação de direitos fundamentais e sociais.
|
b) A/O assistente social que detém informações relacionadas às/aos usuárias/os das instituições que prestam serviço social, deve disponibilizá-los às/aos gestoras/es e conscientizar as/os usuárias/os de sua responsabilidade pelas situações de carência que enfrentam.
|
c) A/O assistente social que detém informações sobre as condições de vida da/o usuária/o de serviços sociais, bem como as violações de seus direitos, deve sistematizá-los na perspectiva do fortalecimento da luta coletiva pela garantia de direitos.
|
d) A/O assistente social que detém informações sobre o cotidiano das/dos usuárias/os de serviços sociais, deve acatar todas as solicitações dos órgãos do sistema de justiça, ainda que isso comprometa o sigilo profissional.
|
e) A/O assistente social que atua na viabilização do acesso das/dos usuárias/os dos serviços públicos aos direitos sociais, com base nas expressões cotidianas da questão social, deve buscar articular a rede de serviços sociais para potencializar o processo de judicialização como alternativa de enfrentamento da violação de direitos.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.