O julgamento de um animal por suas características exteriores tem por objetivo reconhecer os atributos morfológicos de importância com base em um modelo ideal de animal funcional. Avalia-se cada indivíduo a partir de características morfológicas de exterior e atribuem-se escores e pesos proporcionais ao potencial econômico da característica, compondo-se, assim, um sistema linear de avaliação. No quadro a seguir, são apresentadas características, agrupadas em quatro compostos, que são consideradas na avaliação de vacas da raça holandesa.
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Colocação e comprimento de tetos são características de avaliação, pois interferem na velocidade de ordenha.
II. Garupa é o composto que tem relação com a facilidade de parto e o que mais pontua na classificação linear.
III. A profundidade de úbere é a distância do piso do úbere em relação ao solo e está diretamente relacionada à altura do animal.
IV. As características do casco estão relacionadas à biomecânica do apoio do peso do animal e à conformação de aprumos, fatores predisponentes a doenças do casco.
V. Largura de peito e profundidade corporal são características que estão diretamente relacionadas à capacidade metabólica do animal, principalmente ao consumo de alimento e sua conversão em leite.
É correto apenas o que se afirma em
a)
I, II e III. |
b)
I, II e V. |
c)
I, IV e V. |
d)
II, III e IV. |
e)
III, IV e V. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.