A produção nacional de bovinos de corte é baseada principalmente em sistemas extensivos a pasto. Assim, uma vez que a pastagem é a base da alimentação nesses sistemas de produção, a utilização de práticas de manejo e conservação do solo revela-se fundamental para a produção sustentável de bovinos.
A respeito de práticas de manejo e conservação dos solos, avalie as afirmações a seguir.
I. A incorporação de resíduos vegetais com alta relação carbono/nitrogênio aliada à trituração do material vegetal em partículas maiores reduz o risco de imobilização do nitrogênio aplicado via adubação pelos microrganismos do solo.
II. A incorporação de material vegetal proveniente de leguminosas resulta em um efeito mais pronunciado sobre as características físicas do solo, em comparação à incorporação de material vegetal proveniente de gramíneas, que provoca um efeito mais intenso sobre as propriedades químicas do solo.
III. A prática de rotacionar cultivares de uma mesma espécie vegetal em uma área agrícola auxilia no controle de ervas daninhas, pragas e doenças, além de melhorar características químicas e físicas do solo.
IV. A implantação de gramíneas estoloníferas ou decumbentes em áreas de relevo irregular promove maior proteção ao solo.
É correto o que se afirma em
a) I e II, apenas.
|
b) I e IV, apenas.
|
c) II e III, apenas.
|
d) III e IV, apenas.
|
e) I, II, III e IV.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.