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Comentários / TRT - 1.ª Região - Técnico Judiciário - Administrativa - Segurança Judiciária - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2011 - Prova Objetiva


Caetano Veloso

Caetano Veloso vem se tornando, cada vez mais, uma espécie de guru da nova geração da música brasileira. Mas ele não é um guru tradicional, daqueles que inspiram e pontificam. Ao contrário: sua relação com os jovens é de diálogo. Mais que ensinar e aprender, ele troca influências. Fecunda a nova geração e, ao mesmo tempo, se alimenta. Não é de hoje que Caetano é um artista antenado.

De tempos em tempos, Caetano lança um álbum revolucionário, em que incorpora o que há de mais moderno na música de sua época. Foi assim com Tropicália, de 1969, Transa, de 1972, e Estrangeiro, de 1989. Depois, o artista lançou vários álbuns em que atuava apenas como intérprete ou compunha de acordo com o estilo que o consagrou. O retorno triunfal ao mundo das reviravoltas musicais foi justamente com o álbum Cê, de 2006, sua mais recente revolução, e que é justamente o marco inicial da fase que Caetano vive hoje.

Entrevistador: Você transmite a sensação de ter um espírito jovem. Renova-se a todo instante, é curioso. Você sente uma necessidade visceral de mudanças?

Caetano: Não sinto isso como uma necessidade programática. Eu faço por costume. Tem uma frase do intelectual Rogério Duarte que me resume bem: "Gosto do que acontece." Os valores críticos que você desenvolve são muito provisórios e estão desarmados diante do frescor da realidade. Desse sentimento, nasceu o tropicalismo. Para todo mundo da minha geração, gostar do Roberto Carlos e do Erasmo Carlos era um anátema. Você não podia nem remotamente aprovar o que se passava na Jovem Guarda. De repente, ao abrir mão do preconceito, nos permitimos ver o que havia naquele cenário e aquilo nos interessou. Gostávamos do que acontecia − e ainda gosto.

(Adaptado de Bárbara Heckler, Bravo!, fevereiro de 2011, p.26 e p.33)

Questão:

É correto entender a citação a Roberto Carlos e a Erasmo Carlos como:

Resposta errada
a)

argumento em que se baseia a percepção da superioridade musical de alguns movimentos em relação a outros, independentemente do sucesso que possam gozar junto ao público.

Resposta errada
b)

constatação da importância do surgimento de tendências diversas no universo da música brasileira, algumas delas até mesmo revolucionárias, para atingir um público de gosto diferenciado.

Resposta errada
c)

crítica à atuação de músicos que se mantêm fiéis às tendências que marcaram época, mas que se encontram superadas por mudanças de estilo decorrentes da passagem do tempo.

Resposta errada
d)

comparação que vai justificar a afirmativa de que o Tropicalismo surgiu como contestação, a partir da não aceitação do que estava sendo criado e defendido pela Jovem Guarda.

Resposta correta
e)

exemplo de que grupos e tendências que surgem em determinadas épocas têm suas características particulares e devem ser valorizados no universo da música popular.

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