Nas décadas de 1930 e 40, enquanto eu crescia, o desenhista de quadrinhos ocupava um lugar na hierarquia cultural não muito inferior àquele ocupado pelo ator de cinema e pelo inventor. Walt Disney, Al Capp, Peter Arno – quem, agora, poderia conquistar tanta fama apenas com uma caneta de pena e um tinteiro?
(John Updike. "A mágica dos quadrinhos". serrote: uma revista de ensaios, ideias e literatura. n. 2, jul 2009. São Paulo: Instituto Moreira Salles, p. 17)
Obs.: Al Capp e Peter Arno - cartunistas americanos contemporâneos de Walt Disney.
No excerto acima, o autor:
a)
favorece as lembranças de sua infância em prejuízo de considerações sobre os quadrinhos. |
b)
recorre ao ator de cinema e ao inventor para demonstrar como desenhistas de quadrinhos foram sempre desconsiderados na cultura americana. |
c)
manifesta que, embora com poucos recursos, os desenhistas de quadrinhos de sua infância fascinavam o público. |
d)
vale-se de uma pergunta retórica para expressar sua crença: atualmente, quem não domina a alta tecnologia não consegue distrair a plateia. |
e)
critica o lugar de destaque que, no século passado, era concedido aleatoriamente a atores de cinema e inventores. |
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