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Comentários / Ministério Público da União - Analista MPU - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2007 - Prova Objetiva


O avesso da liberdade

1.     Os mitólogos costumam chamar de imagens de
        mundo certas estruturas simbólicas pelas quais, em todas
        as épocas, as diferentes sociedades humanas fundamentaram,
        tanto coletiva quanto individualmente, a experiência
5.     do existir. Ao longo da história, essas constelações de
        idéias foram geradas quer pelas tradições étnicas, locais,
        de cada povo, quer pelos grandes sistemas religiosos. No
        Ocidente, contudo, desde os últimos três séculos uma
        outra prática de pensamento veio se acrescentar a estes
10.  modos tradicionais na função de elaborar as bases de
        nossas experiências concretas de vida: a ciência. Com
        efeito, a partir da revolução científica do Renascimento as
        ciências naturais passaram a contribuir de modo cada vez
        mais decisivo para a formulação das categorias que a
15.  cultura ocidental empregará para compreender a realidade
        e agir sobre ela.
        Mas os saberes científicos têm uma característica
        inescapável: os enunciados que produzem são necessariamente
        provisórios, estão sempre sujeitos à superação e à
20.  renovação. Outros exercícios do espírito humano, como a
        cogitação filosófica, a inspiração poética ou a exaltação
        mística poderão talvez aspirar a pronunciar verdades
        últimas; as ciências só podem pretender formular verdades
        transitórias, sempre inacabadas. Ernesto Sábato assinala
25.  com precisão que todas as vezes que se pretendeu elevar
        um enunciado científico à condição de dogma, de verdade
        final e cabal, um pouco mais à frente a própria
        continuidade da aplicação do método científico invariavelmente
        acabou por demonstrar que tal dogma não passava
30.  senão... de um equívoco. Não há exemplo melhor deste
        tipo de superstição que o estatuto da noção de raça no
        nazismo.

 

(Luiz Alberto Oliveira. “Valores deslizantes: esboço de um ensaio
sobre técnica e poder”, In O avesso da liberdade. Adauto
Novaes (Org). São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 191)

Questão:

No primeiro parágrafo, o autor:

Resposta errada
a)

fornece uma descrição objetiva do modo como, ao longo da história, germinam e se desenvolvem as imagens do mundo, expressão emprestada aos mitólogos.

Resposta errada
b)

ratifica a idéia, construída ao longo da trajetória humana, de que o pensamento científico é a via mais eficaz para o conhecimento da realidade.

Resposta correta
c)

atribui a idiossincrasias culturais as distintas representações daquilo que legitimaria as práticas humanas.

Resposta errada
d)

defende que as sociedades humanas, apoiadas na religião ou em mitos variados, constroem imagens para autenticar a experiência individual perante a coletiva.

 

Resposta errada
e)

expressa sua compreensão de que, fora do âmbito racional, não há base sólida que fundamente a vida dos seres humanos.

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